Agosto 2017-3 | Revista O Meu Bebé

Agosto 2017-3

Agosto 2017-3

Portada3

  DIVERSÃO  

Baby Splash

Nenhuma criança pode resistir à água! Encharca, salpica, toma diferentes formas e…desaparece! Trazemos-lhe uma série de propostas com jogos de água que eles vão adorar.

piscina_56355115

DESCOBRIR O MUNDO MARINHO!
MATERIAL. Um recipiente transparente cheio de água, objetos de diferentes tipos (uns que lembrem o mar e outros não) e tiras de papel de seda azul.
Sobre uma mesa coloque o recipiente e os objetos (peixinhos de brinquedo, barquinhos de plástico, conchas, carrinhos, bonecos, etc.) A criança terá de reconhecer os elementos do universo aquático para os introduzir no recipiente e recriar o ambiente marinho. Discuta com ele as diferenças entre a água do mar e a do recipiente: a primeira é salgada, pode estar calma ou agitada, etc. Depois, podem reproduzir a cor do mar: só precisam de pôr as tiras de papel de seda dentro de água, que se tingirá de azul!
OBJETIVO. Desenvolvimento das capacidades cognitivas de tipo lógico (correspondência entre objetos da mesma categoria e consequente seleção e classificação).

A FORÇA DA GRAVIDADE
MATERIAL. Copos transparentes, sal, açúcar, farinha, areia e umas pedrinhas.
Algumas substâncias dissolvem-se na água, enquanto que outras mantêm a sua consistência. Para explicar isto ao seu filho coloque vários copos de água numa mesa. A criança deve introduzir um material diferente em cada copo, imaginando antes, qual a reação de cada material uma vez mergulhado no líquido.
Quando adicionar o sal e o açúcar, verá que desaparecem; se usar farinha, notará que se expande e tinge a água de branco; quando deixar cair a areia e as pedrinhas, a criança apercebe-se que este material mantém as suas características originais.
OBJETIVO. Primeiras experiências (com hipótese e verificação) e compreensão dos princípios elementares da Física e da Química.

ESY-001204859

OS SEUS BARQUINHOS
MATERIAL. Um alguidar, objetos pequenos e uma palhinha.
Encha, com ajuda da criança, um recipiente bastante grande com água e mergulhe vários objetos de diferentes materiais: papel, uma rolha de cortiça, uma pedrinha ou um palito de madeira. Mostre à criança como alguns flutuam e outros se afundam, dependendo do material de que são feitos. Depois, proponha à criança construir um barquinho. Preparem a vela espetando no palito e um quadrado de papel com dois buraquinhos. Para fazer a base, cortem a rolha no sentido longitudinal; unam-na à vela e… já está! Como se move? Soprando através de uma palhinha.
OBJETIVO. Classificação dos objetos em função do seu material.

BOLAS DE SABÃO GIGANTES
MATERIAL. Um alguidar, sabão em pó e uma garrafa de plástico.
Se quer surpreender o seu filho com umas bolas de sabão gigantes, misture num pequeno alguidar seis colheres de detergente em pó com seis chávenas de água quente, e deixe repousar durante dois dias. Corte a garrafa de plástico ao meio (de 1,5L se preferir bolas de sabão bem grandes) e guarde apenas a parte superior. Mergulhe a garrafa na água preparada, segurando-a pelo gargalo, levante-a e…sopre!
OBJETIVO. Execução de instruções, concentração e controle da respiração.

ler mais

  PERGUNTA SOBRE… 

As fontanelas do bebé

Formadas por membranas flexíveis e resistentes, as fontanelas protegem os ossos do crânio do bebé e permitem-lhes um desenvolvimento correto. Vejamos que cuidados e precauções deve tomar.

cabecita_138983345
1. O que são as fontanelas e que função têm?
As fontanelas são membranas flexíveis e resistentes que permitem o desenvolvimento dos ossos do crânio do bebé, até alcançarem o tamanho dos de um adulto. São um mecanismo de proteção muito importante em caso de traumatismo craniano, já que, devido à sua elasticidade, atenuam o impacto e evitam a fratura dos ossos da cabeça da criança. Este é o motivo pelo qual o crânio dos bebés suporta melhor os traumatismos que o de um adulto.

2. Como devo cuidar da sua cabecinha?
A cabeça do bebé deve ser sempre tratada com atenção. As fontanelas são um ponto mais delicado que os restantes, mas não exigem um cuidado excessivo. A mamã pode mexer nessa zona tranquilamente enquanto leva a cabo a higiene do bebé: lavar-lhe o cabelo, penteá-lo e remover a crosta láctea. Quando o bebé começa a andar, não é necessário qualquer tipo de proteção na fontanela para evitar riscos em caso de queda.

3. Que exames deve fazer o pediatra?
Durante as consultas de rotina efetuadas no primeiro ano do bebé, o pediatra mede a circunferência craniana e os dois diâmetros das fontanelas frontais. O fecho precoce ou tardio destas últimas indica um problema de saúde que deverá ser definido pelo pediatra. Para lá do tamanho, o estado das fontanelas frontais, ou seja, como se afiguram ao tato, também dá indicações quanto ao estado de saúde da criança.

ler mais

  GRAVIDEZ  

9 meses 9 mitos

Desde sempre que as futuras mães receberam sugestões e conselhos (que, muitas vezes, não pediram). Muitas vezes não passam de mitos sem fundamentos, mas alguns podem ter um fundo de verdade.

barriga_115408435

Os artigos que se leem aqui e ali, os conselhos da mãe e também os da amiga, que já tem experiência… São muitas as opiniões a circular sobre a gravidez e o risco de confusão é bastante grande.
Alguns são autênticos mitos (como, por exemplo, por exemplo a convicção de que “é preciso comer por dois”), que, entretanto, há muito que se puseram de lado. No entanto, existem afirmações que ainda despertam dúvidas. São verdadeiras ou falsas? Reunimos algumas delas para as analisar.

1 É PRECISO NOTAR DEZ MOVIMENTOS DO BEBÉ DURANTE O DIA?
Contar os movimentos fetais é uma técnica que vem dos anos 70 e que ainda hoje é sugerida às mães (a partir das 28 semanas de gestação). A técnica baseia-se na ideia de que o feto se encontra bem se for possível contar pelo menos dez movimentos durante as 24h. Porém, isto será mesmo assim?
Na verdade, não existe um número de referência: o mais importante é que os movimentos da criança tenham um ritmo habitual próprio, que a mãe possa sentir ao longo do dia. Algumas crianças mexem-se muito enquanto que outras não. Se a mãe se apercebe de uma diferença significativa nos movimentos habituais, deve dirigir-se a um centro de urgências com serviço de obstetrícia, para verificar a frequência do ritmo cardíaco fetal.

2 O ÁCIDO FÓLICO DEVE SER TOMADO ANTES DA GRAVIDEZ?
Existem muitos motivos para começar a tomar esta substância tão importante desde o início da idade fértil. Durante a gravidez, o ácido fólico alimenta as células do sistema nervoso central do bebé, e já foi demonstrado que ao ser tomado até à conceção e durante o primeiro trimestre de gestação, combate o risco de espinha bífida (malformação da coluna vertebral) e ajuda a mãe a perder menos ferro.
Existem vários estudos clínicos que demonstraram que, ao tomar um complemento diário de 400 microgramas de ácido fólico, é possível prevenir entre 50% e 70% de alguns tipos de malformação.
No entanto, é fundamental que o comece a tomar, no mínimo, um mês antes da conceção e, depois, durante o primeiro trimestre da gravidez.

3 É PRUDENTE EVITAR O CONTACTO COM TODOS OS ANIMAIS DOMÉSTICOS?
Na verdade é melhor ser prudente apenas no caso dos gatos e dos canários, potenciais portadores de toxoplasmose, quando a análise de sangue conclui que não se adquiriu imunidade contra esta infeção. No que diz respeito aos felinos, durante os últimos anos, foram efetuados diferentes estudos que reduzem a importância desta questão se se trata de animais domésticos alimentados com produtos enlatados e cuja areia se limpa diariamente.
No entanto, por uma questão de precaução, é sempre melhor que a futura mãe evite encarregar-se pessoalmente da limpeza da caixa do gato ou da gaiola do canário ou, fazendo-o, que use umas luvas de borracha e lave as mãos imediatamente depois da limpeza.

con-pareja_70937251

4 OS MÉTODOS PARA PREDETERMINAR O SEXO DO BEBÉ SÃO FIÁVEIS?
Existem métodos conhecidos, baseados no tipo de alimentação, como a dieta azul e a dieta cor-de-rosa (rica em cálcio para ter uma menina e mais salgada se deseja um menino), que são experimentais. Existe apenas um estudo que poderia demonstrar que as mulheres vegetarianas são mais propensas a ter meninas. Mas, na verdade, trata-se somente de uma questão de probabilidade.
Tentar conceber longe ou perto do período de ovulação também carece de fundamento. Não é verdade que os espermatozoides rápidos levem o cromossoma Y, e, portanto, é igualmente falso que ao manter relações durante a ovulação existam mais probabilidades de nascer um rapaz. Neste caso, é mesmo preciso confiar no destino; portanto, prepare-se para acolher o bebé o melhor possível, com alegria, e independentemente do seu sexo.

5 É PREFERÍVEL ABSTER-SE DE TER RELAÇÕES SEXUAIS?
Não existe qualquer contraindicação para as relações sexuais durante a gravidez, a não ser que o ginecologista faça um diagnóstico de ameaça de aborto e que a abstinência seja necessária.
Durante o primeiro trimestre, a atividade das hormonas pode influenciar negativamente o desejo sexual: os enjoos e o cansaço são muito frequentes e a mulher pode não ter vontade de ter relações. Pelo contrário, no segundo trimestre, esta atitude muda quase sempre. A futura mãe já se adaptou psicologicamente ao que lhe sucede e sente-se melhor do ponto de vista físico. No último trimestre, o volume da barriga e o cansaço podem influenciar a sexualidade novamente. No entanto, apenas necessitam encontrar outras formas de estar juntos.

6 SE CANTAR E FALAR, O BEBÉ OUVE?
O bebé pode aperceber-se dos sons, sobretudo a partir do sexto mês, quando se aperfeiçoam as estruturas do ouvido interno. As vibrações sonoras chegam-lhe através do líquido amniótico. Os primeiros sons que ouve procedem da voz materna, já que se produzem desde o interior e possuem um tom mais agudo. A voz paterna, mais grave, chega depois, quando o ouvido se aperfeiçoa ainda mais.
Os vários sons e ruídos podem suscitar diferentes reações no bebé. A música com mais ritmo pode acelerar o seu ritmo cardíaco, e, pelo contrário, as melodias relaxantes, como a de uma canção de embalar cantada pela mãe, têm a capacidade de tornar mais lenta a frequência cardíaca.

cursos_181395041

7 AS FUTURAS MÃES TORCEM OS TORNOZELOS COM MAIS FACILIDADE?
Devido à progesterona, os ligamentos ficam mais lassos e moles durante a gravidez. Trata-se de um mecanismo fisiológico que serve para tornar mais “maleável” os sistemas esquelético e muscular, em função das transformações que a gravidez implica. Se os tornozelos incham, a sensibilidade reduz-se e a mãe pode facilmente apoiar o pé incorretamente.
Escolher os saltos adequados é fundamental. O peso do corpo deve distribuir-se equilibradamente entre a parte da frente do pé, o metatarso e o calcanhar. O salto deve ter entre dois a quatro centímetros de altura, e deve ser largo para que o calcanhar se apoie com segurança. E as cunhas? Mesmo não sendo muito altas, impedem o pé de seguir corretamente o seu movimento natural, ou seja, o movimento que parte do calcanhar em direção aos dedos do pé ao caminhar. Acrescentando ainda o facto de poder constituir um obstáculo à circulação de retorno venoso, fazendo com que os pés e os tornozelos inchem.

8 É DESACONSELHÁVEL PRATICAR DESPORTO?
A atividade física é benéfica na gravidez. Apenas não é recomendável praticar desportos que impliquem saltos ou variações bruscas de posição. Como tal, não deve praticar equitação e atletismo ou saltar à corda. Do mesmo modo, não deve realizar atividades desportivas que exijam esforço, já que pode ser perigoso. Os restantes desportos são bastante recomendáveis.
Ginástica, natação, Pilates e bicicleta estática têm a aprovação do ginecologista, desde que a gravidez decorra normalmente. Uma mãe em forma terá mais tónus muscular, muito útil para segurar melhor a barriga e as costas. Para além de não acumular quilos e ser mais fácil a recuperação pós-parto.

9 É MELHOR DORMIR VIRADA SOBRE O SEU LADO ESQUERDO?
Frequentemente, o bebé tem as costas colocadas no seu lado esquerdo da barriga. Trata-se de um ponto a favor porque, se assim permanecer até ao parto, as rotações no canal de parto terão menos “acrobacias” e a expulsão será também facilitada. Por esta razão, se a mãe dorme sobre o seu lado esquerdo, favorece a permanência do bebé neste lado. Deste modo, melhora a irrigação sanguínea da placenta, já que o coração se encontra no lado esquerdo.
Além disso, com esta posição, não se comprime a veia cava (que acompanha a coluna vertebral do lado direito e transporta o sangue em sentido ascendente), assegurando o fluxo necessário.
Por último, dormir sobre o lado esquerdo favorece a digestão, pois assim o corpo adapta-se à forma natural do esófago e do estômago.

ler mais

  SAÚDE  

A língua do seu bebé diz-lhe como se sente

Pálida, vermelha ou esbranquiçada… Muitas vezes, o aspeto da língua revela o estado de saúde da criança. No entanto, é necessário saber interpretar os sintomas para que não se alarme sem fundamento.

92783521

É UM PROBLEMA PASSAGEIRO SE…

… ESTÁ COBERTA POR UMA CAMADA ESBRANQUIÇADA
COMO SE MANIFESTA

A língua fica seca, descamada e coberta por uma camada de cor esbranquiçada.
CAUSAS

Pode ser apenas de uma característica física, embora, muitas vezes, este é um sintoma que revela alteração da quantidade e da composição da saliva, produzida quando a criança toma antibióticos, tem febre ou está constipada. Se a criança tiver o nariz tapado, respira pela boca e a quantidade de saliva reduz, a língua descama com mais facilidade e as bactérias reproduzem-se na boca, formando a placa branca. Esta aparência também pode surgir quando a criança não lava os dentes adequadamente ou com a frequência necessária, permitindo que os gérmenes orais se multipliquem livremente.
O QUE FAZER

Explique à criança que deve lavar os dentes regularmente depois de cada refeição. Se for muito pequena, ajude-a; ensine-lhe a usar a escova de dentes e recorde-lhe que deve passar a escova suavemente pela superfície da língua.

… PARECE UM MAPA GEOGRÁFICO
COMO SE MANIFESTA

Aparecem umas manchas vermelhas ao longo de toda a superfície da boca, bastante visíveis sobre a cor de fundo. Muitas vezes ficam sobrepostas, dando à língua uma certa semelhança a um mapa geográfico.
CAUSAS

As causas desta alteração são desconhecidas, ainda que se saiba que podem durar algumas semanas. Os médicos definem-na como “eritema migratório” ou “língua geográfica”, já que, ao longo dos dias, as manchas se “deslocam” de um sítio para outro da língua. No entanto, não deve preocupar-se, este sintoma não indica que exista um problema de saúde.
O QUE FAZER

Neste caso, não é necessário nenhum tratamento, pois a irritação passa espontaneamente com o tempo.

… TEM SULCOS PROFUNDOS
COMO SE MANIFESTA

A língua da criança apresenta sulcos, com linhas ligeiramente mais vincadas do que habitualmente.
CAUSAS

É uma característica da sua constituição, que não indica qualquer problema.
O QUE FAZER

É importante prestar mais atenção à higiene oral da criança, ensinando-a a passar a escova pela língua, para evitar que a comida fique presa nos sulcos e proporcione o ambiente ideal à proliferação de bactérias.

… TEM ALGUMAS BOLHAS
COMO SE MANIFESTA

Aparecem três ou quatro bolhas na parte de cima da língua, sem líquido, rodeadas por um círculo avermelhado e cobertas por uma membrana branca. São pequenas lesões chamadas “aftas comuns” para as distinguir das “aftas epizoóticas” provocadas por um vírus.
CAUSAS

São desconhecidas, embora o problema se manifeste, principalmente, quando a criança está cansada ou passa por uma fase de stress ou ainda porque se encontra em convalescença depois de uma doença.
O QUE FAZER

Não é necessário efetuar qualquer tratamento. Se as lesões forem dolorosas, aplique-lhes um colutório desinfetante, que não provoque ardor e tenha um suave efeito analgésico. Se as aftas surgirem frequentemente, consulte o pediatra: por vezes podem indicar uma carência de ácido fólico ou ferro e, por conseguinte, uma ligeira anemia.

pediatra_93281245

DEVE CONSULTAR O PEDIATRA SE…

… ESTÁ PÁLIDA
COMO SE MANIFESTA

A língua está pálida, sobretudo nos bordos e na parte inferior.
CAUSAS

Este sintoma, facilmente reconhecível, pode indicar que a criança possui uma baixa quantidade de hemoglobina (a substância que fornece a cor dos glóbulos vermelhos ao sangue) e que, por consequência, sofre uma ligeira anemia. Se a criança também manifestar cansaço, é provável que se trate realmente desta doença.
O QUE FAZER

O pediatra indicará que a criança deve fazer uma análise de sangue (como por exemplo um hemograma) para que se possa estabelecer a origem do problema. Se a análise confirmar a suspeita de anemia, o médico receitará um tratamento à base de complementos orais de ferro.

… AS MANCHAS BRANCAS PASSAM TAMBÉM PARA AS BOCHECHAS
COMO SE MANIFESTA

Aparecem umas manchas brancas na língua e no interior das bochechas, com uma consistência semelhante à do requeijão.
CAUSAS

Trata-se de muguet (os “sapinhos”), uma infeção provocada por um fungo, que normalmente se instala nas mucosas (Candida albicans), embora, por vezes, se possa multiplicar de modo anómalo. É um problema frequente, especialmente durante os primeiros meses de vida do bebé.
O QUE FAZER

Recorrer aos fármacos (em forma de spray ou de gel) com substâncias antimicóticas. Deve-se aplicar cuidadosamente nas lesões, com uma gaze esterilizada ou diretamente na chupeta, quatro vezes por dia durante três ou quatro dias, no mínimo.

… APERECEREM AFTAS E AS GENGIVAS FICAREM INFLAMADAS
COMO SE MANIFESTA

Sobre a língua (e também no interior das bochechas), formam-se pequenas chagas dolorosas. Em pouco tempo, as gengivas começam a ficar irritadas e avermelhadas. É provável que a criança rejeite os alimentos devido à dor provocada ao mastigar.
CAUSAS

Os sintomas indicam a presença de uma gengivoestomatite herpética: uma infeção provocada pelo vírus do herpes. Este vírus permanece no organismo em estado latente, inclusive após a cura, e pode ressurgir em qualquer momento (especialmente em situações de stress ou cansaço) provocando o que se conhece como herpes labial.
COMO SE MANIFESTA

A infeção cura-se por si mesma em cerca de sete dias. De qualquer modo, o pediatra pode recorrer a um antivírico para acelerar a cura. Para reduzir a dor e a irritação, normalmente, utiliza-se um anti-inflamatório e um colutório com ligeiro efeito analgésico. Durante o desenvolvimento da doença, a criança deve tomar alimentos líquidos e frescos, através de uma palhinha, para não irritar a boca.

… TEM BOLHINHAS QUE SE ESTENDEM PELAS MÃOS E PELOS PÉS
COMO SE MANIFESTA

Formam-se umas pequenas bolhas sobre a língua e no interior das bochechas, que, em pouco tempo, se estendem às palmas das mãos e dos pés.
CAUSAS

Esta doença é conhecida como “mão-pé-boca” e, neste caso, o responsável é o vírus de Coxsackie, transmitido por via fecal-oral (ou seja, por contacto com as fezes da pessoa infetada) ou através das gotas de saliva.
O QUE FAZER

Não existem antivíricos específicos que facilitem a cura desta doença; é preciso esperar cerca de cinco dias para que o organismo ative as defesas necessárias para combater o vírus. Nestes casos é preferível consultar o pediatra.

… TEM UMA COR SEMELHANTE À DO MORANGO OU DA FRAMBOESA
COMO SE MANIFESTA

As papilas ficam avermelhadas, contrastando com o fundo esbranquiçado do epitélio, e a língua adquire uma cor forte, semelhante à dos frutos do bosque.
CAUSAS

É o primeiro sintoma da escarlatina, uma doença exantemática. Normalmente manifesta-se com febre, dor de garganta e vómitos, mas sobretudo através das inconfundíveis manchinhas vermelhas que avançam rapidamente por todo o corpo (excetuando a zona entre o nariz e a boca, que sobressai, formando uma espécie de máscara branca).
O QUE FAZER

Perante estes sintomas é necessário consultar o médico, que lhe irá receitar antibióticos específicos para combater o estreptococo betahemolitico, a bactéria responsável pela infeção. Os medicamentos devem ser administrados durante dez dias seguidos, de preferência combinados com antipiréticos que ajudarão a baixar a febre.

OBRIGADO POR LER
O MEU BEBÉ

Irá receber o seguinte número da revista
na próxima semana

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.